sábado, 1 de setembro de 2007

80% da população de Coari aprovam a administração municipal?

Salve Salve Leitor Coariense on line!

"A assessoria do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, distribuiu notícia ontem para dizer que 80% da população da cidade aprovam a administração municipal".

Este é o tema da vez que está presente na ruas e nos nossos meios de informação. Então aproveitando o ensejo, já que o tema também está sendo discutido nos outros Blogs, gostaria de usar esse espaço para deixar minha opinião sobre a pesquisa.

Fiquei sabendo da vinda da empresa Perspectiva Tecnologia da informação, de propriedade do empresário e publicitário gaúcho Durango Duarte dia 29 de agosto através do Blog do Walcione.

À princípio, ainda não temos detalhes dos resultados e dados técnicos que foram usados para realizar essa pesquisa, mas com o que já foi divulgado, pode-se comentar algo.

Primeiramente gostaria de dizer antecipadamente que estou colocando o meu ponto de vista, esquecendo completamente a que grupo político eu pertenço ou se sou à favor ou contra a atual administracao. Gostaria apenas que prevalecesse a "descência" nessa pesquisa e a mesma fosse totalmente isenta de qualquer manipulação, pois Coari hoje, por mais que tente, nao é um município qualquer. Nosso cenário político atual é extremamente delicado e marcado por escândalos de corrupções. Entao desde já, que a vinda dessa conceituada empresa de tradição em Manaus tenha contribuído em algum sentido no nosso panorama municapal.

Ainda nao sabemos das especificações da pesquisa que a firma adotou para chegar a esse resultado, como por exemplo, a variáveis de controle quanto ao nível social, escolaridade, sexo, renda familiar, religião, etc. Da mesma forma, o universo amostral, como por exemplo, classe socioeconômica das pessoas entrevistadas, os bairros percorridos, pontos estratégicos na cidade, ex. feira municipal, associação de motoqueiros, escolas, sedes do gorverno, vias públicas,etc.

Sabe-se apenas que foi realisada na área Urbana de Coari entre os dias 22 e 23 de agosto e foram ouvidas 220 pessoas.

Através de meus escassos conhecimentos em pesquisas eleitorais, sei que existe vários quesitos que são avaliados, através de blocos de questões formuladas pelo pesquisador e isso comeca através de uma iniciativa. Então me perguntaria, porque essa firma foi a Coari? Quem financiou a pesquisa? Por quê foi selecionada essa firma? De que modo? Ou foi o Diário do Amazonas que financiou, já que o pesquisador escreve colunas para este? Esse firma possui algum método de pesquisa em que o abordado tenha privacidade total para responder as perguntas?

Com base nas perguntas realisadas, têm-se um panorama geral de nosso quadro político, então acho 2 dias muito pouco para se ter um resultado mais abrangente de nossas opiniões. Outra indagação seria, por quê não foi usado a zona rural como universo amostral, visto que a nossa maior concentração de eleitores vivem nas comunidades rurais do município?

Você, caro leitor Coariense, sabe que em nossa cidade não se têm hoje liberdade de expressão! é na base do -Tudo que vc disser poderá ser usado contra você ou valer seu emprego. Mas e daí? O que tu quer dizer com isso? Gostaria de comentar que o ambiente em que um determinado eleitor Coariense foi abordado, pode influir consideravelmente no "grau de confiabilidade da pesquisa". Mas e daí, isso seria grande coisa se a margem de erro foi de 2,7% pra mais ou pra menos?? Eu creio que sim!! E é justamente por isso que foram formuladas as perguntas acima.

Imagine você a seguinte situação: Os representantes do município são encarregados de recepcionar a referida firma de pesquisa e apresentar os locais na cidade onde eles podem fazer a pesquisa de campo. Tudo bem! Tranquilo! Mas e se eles escolhessem a sede do governo, ou alguma secretaria municipal para fazer a pesquisa ou a Câmara municipal?? Acho que as pessoas lá não se sentiriam a vontade para responder todas a perguntas.

Como o Blog do Walcione citou: A conceituada Empresa Perspectiva Tecnologia da informação lança primeira rodada de pesquisa na corrida pela prefeitura de Coari em 2008. Achei que já teríamos de antemão o nome do nosso candidato mais cotado a assumir nossa prefeitura, conforme as pesquisas. Penso que fugiu-se um pouco do intuito principal da pesquisa, mas é bom também saber o que pensamos da atual administração.

Bom, espero que tenham sido consideradas essas variáveis, como por exemplo nossa liberdade de expressão, locais da pesquisa, classe social, etc. Se tudo isso foi considerado e essa firma realmente seja séria, trabalhe de forma limpa, transparente, podemos ter idéia do que irá acontecer nas nossas próximas eleições.

Isso é a nossa Sociedade Coariense participando dos acontecimentos.

Um Abraco,

2 comentários:

"Coração Valente" disse...

Ao Sociedade Coariense, em primeiro lugar quero parabenizar ao criador desse blog pelas postagens inteligentes e dizer a vc e a todos que tenho a pesquisa em minha mão e que ela realmente atene a todos os quesitos técnicos e científicos(a variáveis de controle quanto ao nível social, escolaridade, sexo, renda familiar, religião, etc. Da mesma forma, o universo amostral, como por exemplo, classe socioeconômica das pessoas entrevistadas, os bairros percorridos, pontos estratégicos na cidade, ex. feira municipal, associação de motoqueiros, escolas, sedes do gorverno, vias públicas,etc.
), pois a empresa é realmente séria e não colocaria a sua credibilidade em jogo afirmando um resultado fantasioso. Escolhi seu blog para responder alguns questionamentos sobre a pesquisa, pois o achei sério e desprovido de motivações políticas.
Se vc comparar com as pesquisas realizadas pelo datafolha e ibope, em todo o Brasil eles ouvem apenas duas mil a três mil pessoas em todo o país, em um universo de mais de 150 milhões de habitantes, e assim mesmo se tem sempre um retrato fiel da realidade. Por isso garanto a vcs a varaciadade dos numeros contidos na pesquisa. Ainda nessa semana a empresa divulgará os números referentes a corrida eleitoral para 2008 em Coari. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Me poupe só podia ser esse coração valente puxa saco!!!!!!!